O Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica acontecerá de 6 a 27 de outubro de 2019, e terá como tema: "Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral".

A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos anunciou nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, a data escolhida pelo Papa Francisco para esta convocação, anunciada no dia 15 de outubro de 2017, mas cuja data exata da celebração ainda não era conhecida.

Durante o anúncio do Sínodo, o Papa destacou que decidiu convocar a assembleia atendendo o "desejo de algumas Conferências Episcopais da América Latina, assim como ouvindo a voz de muitos pastores e fiéis de várias partes do mundo".

O próprio Francisco explicou que "o objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta".

Por outro lado, já existe um Documento Preparatório do Sínodo, aprovado em abril de 2018, sobre o qual se está trabalhando para preparar a convocação.

Neste Documento Preparatório, explica-se que o Sínodo pretende "escutar os povos indígenas e todas as comunidades que vivem na Amazônia, como os primeiros interlocutores deste Sínodo".

Também se detalha que a Igreja está estudando novos caminhos de evangelização na Amazônia nos quais a dimensão social e ecológica terão um papel predominante junto à dimensão sacramental e eclesial-missionária.

Do mesmo modo, insiste-se em que a missão da Igreja é estar ao lado daqueles que sofrem as injustiças do neocolonialismo configurado pela ação indiscriminada dos grandes interesses econômicos que resultam no desmatamento indiscriminado da selva, mineração e o narcotráfico que produz a expulsão dos povos amazônicos.

O documento está dividido em três partes, em torno das quais, previsivelmente, o trabalho do Sínodo será articulado: ver, discernir, agir.

A ecologia, o cuidado pela criação e o respeito ao meio ambiente têm sido uma constante no pontificado de Francisco, para quem a defesa do planeta é um dever moral da humanidade.

Não em vão, sua Encíclica Laudato si' está centrada nesse tema. Nessa encíclica, a selva amazônica é mencionada como um dos pulmões do planeta.

Confira também: