A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos irá realizar um seminário de estudos prévio à Assembleia Especial sobre a "Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral", como informado em 20 de fevereiro.

A iniciativa será realizada de 25 a 27 de fevereiro, no Instituto Maria Bambina, ao lado da Praça de São Pedro, e o tema será: "Rumo ao Sínodo Especial para a Amazônia: dimensão regional e universal”.

No primeiro dia serão examinados alguns aspectos eclesiais e pastorais à luz da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium; o segundo dia abordará questões relacionadas com a promoção da ecologia integral no horizonte da Encíclica Laudato si'; no último dia será realizada uma síntese das perspectivas que surgiram e uma comunicação sobre o caminho de preparação para o Sínodo.

Entre os participantes deste seminário estão os presidentes das Conferências Episcopais da área da Amazônia, alguns outros prelados e especialistas.

O objetivo desta iniciativa é “destacar a relação entre a particular situação eclesial e ambiental da Amazônia e outros contextos territoriais semelhantes”.

Os organizadores da Assembleia Especial para a Região Pan-amazônica disponibilizaram o site oficial: www.sinodoamazonico.va

Confira também: