Na região de Papua (Indonésia), cuja população é de maioria cristã, foi ordenado pela primeira vez um sacerdote membro da tribo Asmat, em uma cerimônia presidida em 2 de fevereiro pelo Bispo de Agats, Dom Aloysius Murwito, na Catedral da Santa Cruz.

Junto com o novo sacerdote, Pe. Moses Amiset, também foram ordenados os diáconos Laurensius A. Kupea, Innocentius Nurmalay e Yohanis Laritembun.

Dentro do território da Papua, a Diocese de Agats é a mais pobre e mais remota, por isso, não tem um seminário menor. Os seminaristas, então, são transferidos para ilhas que são "territórios católicos", como Molucas e Flores.

Em declarações a Asia News, Padre Bobby Harimapen, pároco da Catedral de Agats, disse que Dom Murwito estaria designando o novo sacerdote à paróquia de Kamur.

Pe. Moses nasceu em 1982 em Pau, distrito de Asmat. Viveu os seus primeiros anos nesta região até decidir frequentar a escola, mudando-se para Tual (no sudoeste das Molucas).

Entre 2005 e 2006, completou o seu ano preparatório para a vida religiosa em Sorong (capital da Papua) e, entre 2013 e 2014, desenvolveu trabalhos pastorais na paróquia de Bayun.

Sua ordenação diaconal foi realizada em 2017, na paróquia de Atsj.

No ano passado, a Diocese de Agats se declarou "em estado grave de emergência sanitária" por causa de uma epidemia de sarampo que deixou 72 mortos, a maioria crianças. Além disso, cerca de 223 crianças sofreram de desnutrição, segundo Asia News.

A Igreja local ajudou a população indígena com a coordenação feita por Dom Murwito de dois grupos de voluntários que distribuíram ajuda em várias cidades deste território inacessível.

Confira também: