O Papa Francisco se despediu nesta terça-feira, 5 de fevereiro, dos Emirados Árabes Unidos, local para onde viajou a fim de participar de um encontro inter-religioso sobre a fraternidade humana. Às 13h05 (hora local), embarcou no avião que o leva de volta a Roma.

Em uma sala do aeroporto presidencial de Abu Dhabi, o Pontífice se despediu do Príncipe Herdeiro, o Xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, e de uma delegação oficial.

Foi uma viagem histórica, pois foi a primeira vez que um Pontífice visitou a Península Arábica. Durante esta breve visita apostólica, o Santo Padre também assinou uma declaração sobre a fraternidade humana junto com o Grande Imã Ahmed Muhammad Ahmed el-Tayeb e celebrou a Missa no Estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi, com a participação de 180 mil católicos e 4 mil muçulmanos.

No encontro inter-religioso, realizado em 4 de fevereiro no Memorial dos Fundadores de Abu Dhabi, participaram cerca de 700 representantes de doze religiões. Em seu discurso, o Papa recordou os conflitos no Iêmen, Síria, Iraque e Líbia e disse que "a fraternidade humana impõe-nos, a nós representantes das religiões, o dever de banir toda a nuance de aprovação da palavra guerra. Restituamo-la à sua miserável crueza", pediu.

Além disso, o Pontífice agradeceu ao Senhor pelo oitavo centenário do encontro entre São Francisco de Assis e o sultão al-Malik al-Kamil e disse que aceitou esta oportunidade para visitar este país "como crente sedento de paz, como irmão que procura a paz com os irmãos. Desejar a paz, promover a paz, ser instrumentos de paz: para isto, estamos aqui", afirmou.

A previsão de chegada do avião do Papa ao aeroporto Ciampino, em Roma, é por volta das 17h (hora local). Em seguida, o Pontífice deverá ir à Basílica Santa Maria Maior para agradecer à Virgem pelos frutos da viagem.

Confira também: