A foto viral da JMJ Panamá 2019 do Papa Francisco no papamóvel abençoando um jovem em sua cadeira de rodas foi entregue ao Santo Padre, segundo informou o Ministério de Relações Exteriores do país centro-americano.

O Ministério de Relações Exteriores informou que organizou a entrega da foto na qual se vê Lucas Henríquez, de 17 anos, sendo levantado em sua cadeira de rodas por seus amigos para que ele pudesse ver o Pontífice em 23 de janeiro, durante o trajeto de Francisco do Aeroporto Internacional Tocumen à Nunciatura Apostólica.

O autor da foto é Carlos Yap. O fotógrafo entregou um quadro com a imagem à embaixadora do Panamá junto à Santa Sé, Miroslava Rosas, que depois enviou o presente ao Papa durante sua estadia no país da América Central, informou o Ministério de Relações Exteriores.

Carlos Yap agradeceu em sua conta no Twitter "as inúmeras pessoas que estão por trás dessa história".

Em declarações ao Grupo ACI em 24 de janeiro, Yap considerou que foi "uma bênção" poder captar este momento, especialmente depois de saber do impacto que a imagem gerou nas pessoas. "Tudo foi como estar no momento certo", expressou.

O fotógrafo confessou: "Quando tirei a foto, realmente não sabia que alguém tinha levantado alguém que estava na minha frente e que era uma pessoa com deficiência". Carlos desceu dos vasos onde estava em pé para fazer a foto e viu a alegria dos amigos de Lucas, que estava "muito feliz, contente".

Carlos explicou que decidiu compartilhar a imagem em preto e branco "porque as emoções são mais visíveis".

"Quando vi a foto, ficou mais nítido o branco do Papa e o branco do rapaz. Então contrastava com as pessoas que estavam todas embaixo e que eram como a sombra. Então eu disse: esta foto vai em preto e branco. Além disso, havia muitas bandeiras" e com as suas cores "se perde muito as emoções e também a essência", bem como “o foco principal", que eram Francisco e Lucas. "Isso foi o que eu pensei", assinalou.

A mãe de Lucas, a Dona Milixa Olmedo, explicou ao Grupo ACI que o jovem – que participa na Paróquia Imaculada Conceição de Chorrera – sofre de uma paralisia mista que o impede de andar, falar e mexer uma das mãos. No entanto, "ele entende tudo e se comunica através de um smartphone", com o qual escreve e tem um leitor de voz.

Apesar de suas deficiências, Dona Milixa afirmou que "Deus deu outras coisas" para Lucas, como o dom da música, porque com uma mão ela toca tanto o órgão como um instrumento conhecido como cortina. Além disso, "este ano deve se formar no sexto ano".

Dona Milixa indicou que não estava presente no momento em que a foto foi tirada, porque seu filho foi receber o Papa junto com os seus amigos.

Quando “ia para (a cidade de) Panamá para buscá-lo, começaram a me mandar as fotos e fazer comentários. Eu não podia acreditar e, quando cheguei a vê-lo, (Lucas estava) muito emocionado também”. Disse que Lucas pediu para os seus amigos para rezarem juntos antes de sair da cidade para La Chorrera.

A experiência vivida por Lucas foi algo que “eu nunca tinha imaginado e ele também não”, afirmou a mãe ao Grupo ACI.

Confira também: