Em sua chegada ao Panamá para a Jornada Mundial da Juventude, no dia 23 de janeiro, o Papa Francisco recebeu um presente especial de uma jovem de 19 anos que não hesitou em ultrapassar a segurança papal.

Em diálogo com o Grupo ACI, a chilena María José Concha, da Juventude Feminina do Movimento de Schoenstatt, explicou que o que aconteceu "foi totalmente improvisado".

Em um dos trajetos em direção à Nunciatura Apostólica e no meio de uma multidão que aguardava a passagem do papamóvel, a jovem conversou com a assessora do seu grupo.

A assessora comentou com María José que "uma jovem em uma JMJ anterior havia tentado entregar uma 'Mater', pulou as cercas e justo nesse momento o Papa olhou para o outro lado" sem que ela pudesse cumprir seu objetivo.

A Mater é a imagem mariana venerada pelo movimento de Schoenstatt em todo o mundo. Seu título original é "Mãe três vezes admirável". Sua imagem foi tirada da pintura do artista italiano Luigi Crosio em 1898: o "Refugium Peccatorum Madonna".

Os companheiros da jovem a animaram a tentar realizar novamente este fato. "No começo eu não estava muito certa, mas eles conseguiram me convencer quando a irmã Dyana me disse: 'Mari, você deve ser corajosa, como nosso pai fundador'”.

O papamóvel estava se aproximando e depois de orar "três confios", "coloquei meus pés em cima do muro para pular e correr até chegar ao Papa". Quando cheguei a ele, entreguei-lhe a Mater e ele disse ‘obrigado, eu rezo por você’. Os voluntários do Papa me viram e me empurraram para o lado".

María José expressou que sentiu um "frio de emoção, foi como estar de mãos dadas com toda a Igreja. Eu senti esse profundo encontro com Deus que todos nós desejamos. Foram segundos que ficarão no coração para toda a vida".

A maior emoção da jovem "foi poder entregar a nossa Rainha em nome de toda a juventude internacional de Schoenstatt e que Ela fosse quem recebesse verdadeiramente o Santo Padre".

Confira também: