A Jornada Mundial da Juventude do Panamá é uma festa multicultural na qual participam todos, pois até mesmo os detentos se somaram a este emotivo e alegre encontro de fé através do Festival da Juventude.

A atividade aconteceu no dia 23 de janeiro e foi coordenada pela organização da JMJ junto com o Sistema Penitenciário e a Polícia Nacional.

No total foram mais de 500 os detentos de diferentes centros penais que se inscreveram como peregrinos da JMJ e chegaram ao Centro Penitenciário de Nova Joya para viver um dia de catequeses, confessar-se, participar da Missa e viver em recital de música católica.

Filocalia, um grupo argentina de música e teatro, foi encarregado de levar alegria para que os internos louvassem ao Senhor.

O grupo musical explicou ao Grupo ACI que foi uma “experiência incrível”, “tivemos a honra, o privilégio de serem os animadores desse encontro, trazemos muitas coisas no coração, tudo o que compartilhamos naquele dia, a fé dos detentos”.

Filocalia recordou especialmente o encontro com um detento argentino, ao qual presentearam com uma camisa da seleção de futebol desse país.

Como se recorda, os internos da prisão La Joya confeccionaram os 250 confessionários que foram usados na JMJ.

Paralelamente, as detentas do Centro Feminino de Reabilitação ‘Cecilia Orillac de Chiari’ receberam a imagem peregrina nº 1 da Virgem de Fátima, que chegou de Portugal para a JMJ.

As detentas participaram de uma catequese e atividades preparadas pelos voluntários da JMJ, um momento cheio de emoções que as une com o sonho da liberdade.

Confira também: