Na manhã deste sábado, o Papa Francisco recebeu uma delegação de peregrinos poloneses que cruzaram o Atlântico a bordo de um veleiro para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Panamá 2019.

Segundo informa a sala de Imprensa do Vaticano, o Santo Padre recebeu, nesta manhã, na Nunciatura Apostólica no Panamá uma delegação de 40 jovens poloneses do veleiro Dar Mlodziezy (Presente da Juventude), que chegaram ao país centro-americano depois de uma travessia de 11 meses.

Também esteve presente no encontro o ministro polonês de Transporte Marítimo, Marek Gróbarczyk.

O Papa saudou cada um dos peregrinos que chegaram ao Panamá em 22 de janeiro e lhes agradeceu pela bela iniciativa.

Além da participação na JMJ, os tripulantes buscam compartilhar a cultura polonesa em cada país que visitam, por ocasião da celebração dos 100 anos da Independência da Polônia.

O veleiro saiu do porto de Gdynia (Polônia) em maio de 2018, para fazer um périplo que inclui 22 portos ao redor do mundo e cerca de mil pessoas na tripulação, sendo que alguns participaram apenas das primeiras etapas da viagem, outros embarcaram no meio do caminho.

Cerca de 600 são estudantes da marinha das cidades polonesas de Gdynia e Szczecin. O restante da tripulação é de vencedores do concurso de conhecimento sobre a História da Polônia e da Marinha.

Chegaram ao Panamá 200 peregrinos, que se uniram ao grupo de 3500 jovens poloneses que participam da JMJ.

Pe. Michał Siennicki, membro da tripulação e de Pallottine Missionary Foundation Salvatt, explicou a Vatican News que a cada dois meses houve uma mudança de jovens e de capelão.

"No barco há pessoas de fé, mas também outros jovens que só foram batizados e não são praticantes. Meu primeiro desafio é ser um sacerdote disponível para todos (...). Muitas pessoas pediram o sacramento da confissão e muitas participaram da Missa todos os dias", assinalou.

Após a JMJ, o veleiro vai navegar para Cartagena (Colômbia) e depois para Miami (Estados Unidos), para atravessar novamente o Atlântico rumo a Londres (Inglaterra) e finalmente para o porto de Gdynia (Polônia) em 20 de março.

Confira também: