Na quinta-feira, 24 de janeiro, o Papa Francisco incentivou os mais de 250 mil peregrinos da Jornada Mundial da Juventude a enviar uma saudação e aplaudir o Papa Bento XVI, que “está nos vendo pela televisão”.

A saudação espontânea ocorreu durante a Cerimônia de acolhida e abertura da JMJ, realizada no Campo de Santa Maria La Antigua, na Cidade do Panamá.

O Santo Padre refletia com os jovens sobre a harmonia que se vive neste evento internacional, onde são respeitadas as diferentes culturas. “Quantas coisas podem diferenciar-nos! Mas nada disso impediu que nos pudéssemos encontrar e sentir felizes por estarmos juntos. Isto é possível, porque sabemos que há algo que nos une, há Alguém que nos faz irmãos”.

Vocês “desmentem e refutam certos discursos que se concentram e empenham em semear divisão, em excluir e expulsar quantos ‘não sejam como nós’”.

“Assim é, porque tendes um olfato capaz de intuir que ‘o amor verdadeiro não anula as diferenças legítimas, mas harmoniza-as numa unidade superior’. Sabem quem disse isso? O Papa Bento XVI, que está nos vendo e nós mandamos uma saudação a ele. Uma saudação, todos, com a mão ao Papa Bento XVI”, expressou Francisco diante dos 250 mil jovens.

A frase citada por Francisco faz parte da homilia que Bento XVI pronunciou em 25 de janeiro de 2006, durante a conclusão da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Confira também: