Ainda que o sonho de uma jovem argentina fosse compartilhar com os seus amigos a tradicional viagem de formatura, nasceu em seu coração um desejo ainda maior: participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Panamá 2019.

Juli, uma jovem de 17 anos da província argentina de Córdoba, trabalhou e juntou todo o dinheiro que pôde para ter a oportunidade de participar do encontro mundial de jovens que começou na terça-feira, 22 de janeiro.

A jovem contou sua história à Rádio Maria e explicou que o seu interesse em trocar a viagem de formatura pela JMJ foi motivado por Meli, sua irmã mais velha.

"(Meli) depois de ter vivido a JMJ no Brasil, preparou-se para estar na JMJ Cracóvia 2016 trocando sua viagem de formatura e trabalhando duro. Ela, com seu esforço, seu testemunho e sua experiência, me marcou e eu fui ficando cada vez mais ansiosa para viver algo parecido", contou.

Juli disse que, embora ficasse entusiasmada com a viagem a Bariloche junto com seus colegas, um dia tudo mudou quando sua irmã lhe perguntou: "Você não quer deixar Bariloche para irmos juntas ao Panamá?".

"Essa pergunta ficou dando voltas na minha cabeça. No começo, foi difícil, eu não sabia o que preferia, o que meus amigos pensariam e como eu iria conseguir o dinheiro que precisava para ir ao Panamá. Pouco a pouco, Bariloche foi ficando em segundo plano e cada dia mais eu me interessava pela JMJ, quase sem perceber que já tinha me decidido ", continuou.

Depois disso, Juli se inscreveu em um programa de emprego e finalmente conseguiu trabalho por todo o ano de 2018 para poder pagar a viagem ao Panamá.

"Dá para ver como Deus foi ajeitando tudo (...) Graças a Deus, eu tive que trabalhar em um lugar onde me apoiavam muito, sempre me ajudavam e minha família foi um grande apoio", acrescentou.

Quando contou para seus amigos sobre a sua decisão, vários não entenderam nem apoiaram, mas Juli continuou firme no que havia se proposto.

Poucos dias antes de seguir viagem ao Panamá, Juli se disse “muito feliz” por sua “decisão e pelo ano tão frutífero” que teve. “Foi difícil, me custou, mas se eu tivesse que escolher novamente, faria o mesmo".

Por fim, assegurou que quando pensa em estar com milhares de jovens de todo o mundo, renova seu compromisso com a "Igreja que ama".

"Saber que estamos todos reunidos pelo mesmo Deus que nos convida e nos envia, me enche de emoção! Estou realmente ansiosa pela JMJ e já esperando pela próxima! Animo todos os jovens a se prepararem para a próxima, com esforço é possível e tenho certeza que vale a pena”, concluiu.

Confira também: