Como de costume, ao sobrevoar o espaço aéreo dos diferentes países por onde passa o avião papal, o Santo Padre escreveu um telegrama aos chefes de estado destas nações e entre eles o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no momento em que sua aeronave cruzava os Açores, no território marítimo português.

Abaixo a íntegra da carta do Papa ao presidente Rebelo de Sousa:

SUA EXCELÊNCIA MARCELO REBELO DE SOUSA

PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA

EXPRESSO MEUS MELHORES DESEJOS E A GARANTIA DAS MINHAS ORAÇÕES NESTES MOMENTOS EM QUE MINHA VISITA APOSTÓLICA AO PANAMÁ ME CONDUZ ATRAVÉS DO ESPAÇO AÉREO PORTUGUÊS. CONFIO A NAÇÃO AO CUIDADO DO DEUS TODO PODEROSO, INVOCANDO DE BOM GRADO AO POVO DE PORTUGAL AS BÊNÇÃOS DA ALEGRIA E DA PAZ.

Outros líderes de nações da Europa que receberam telegramas do Papa durante seu vôo foram: Sergio Mattarella, Presidente da República Italiana, Emmanuel Macron, presidente da França e o Rei Felipe VI da Espanha.

Antes de aterrissar no Panamá o Santo Padre ainda deve sobrevoar o espaço aéreo dos seguintes países:

Estados Unidos (território marítimo), Porto Rico (território marítimo), República Dominicana, Antilhas Holandesas e Colômbia.

Esta é 26ª. viagem apostólica internacional do Pontificado de Francisco e decorre entre os dias 23 a 28 de janeiro, no marco da primeira Jornada Mundial da Juventude realizada na América Central.

Confira também: