Como é tradição, a Guarda Suíça comemora nesta terça-feira, 22 de janeiro, às 18h (hora de Roma), o seu aniversário de fundação que foi em 1506, há 513 anos.  Como novidade, este ano vão estrear durante as comemorações os novos capacetes feitos na Suíça com material sintético e utilizando tecnologia de impressão 3D.

Além disso, por ocasião deste aniversário, a Guarda Suíça publicou em seu canal no YouTube o primeiro capítulo da série de vídeos "1506. A Guarda Suíça Pontifícia é apresentada". Este primeiro capítulo da série se chama "Serviço de Honra".

É uma série produzida por Vatican Media e pelo Escritório de Comunicação da Santa Sé na qual explicam os costumes, as tradições e as cenas cotidianas da vida dos Guardas Suíços.

O ato central deste aniversário é a Missa celebrada na Igreja de Santa Maria da Piedade, no Campo Santo Teutônico do Vaticano. Os religiosos da Ordem "Fatebenefratelli", que oferecem seus serviços na Farmácia do Vaticano e na Direção de Serviços de Saúde e Higiene, são chamados para a liturgia como convidados de honra.

Após a Missa, um pelotão de Guardas Suíços atravessará a Praça de São Pedro para recordar a chegada dos mercenários suíços ao Vaticano em 22 de janeiro de 1506, quando o Corpo foi fundado durante o pontificado de Júlio II.

Confira também: