Milhares de jovens reunidos no Panamá e Costa Rica participaram nos "Dias na Diocese", que é uma semana dedicada à missão e preparação para o encontro com o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude 2019.

"Dias na Diocese" ou "Pré-Jornada" aconteceu de 16 a 20 de janeiro, em várias cidades do Panamá e da Costa Rica, com objetivo de que os jovens peregrinos pudessem viver experiências pastorais, de fraternidade e intercâmbio cultural com fiéis dos países de acolhida.

Crédito: Comunicações Arquidiocese de Santiago

Uma das dioceses em missão foi Colón, região onde fica o principal porto de importação e exportação do Panamá e que acolheu cinco mil peregrinos do mundo inteiro.

Crédito: Comunicações Arquidiocese de Santiago

"Espero que tenham sentido o nosso carinho, que todos vocês possam ir embora falando não apenas aquilo que viram na cidade, mas que puderam encontrar aqui uma família e que se sentiram em casa", disse o Bispo de Colón, Dom Manuel Ochogavía, durante a Missa de Encerramento da Pré-Jornada, em 19 de janeiro.

Em sua homilia, o Prelado destacou que "muitos dizem que isso não vale a pena. Que a JMJ é uma complicação, mas acreditamos em Deus e este é um projeto de Deus. Por essa razão, Ele olhou para sua serva Maria e nela viu todos nós".

"Somos pobres, somos necessitados, mas Deus nos olhou com amor e essa é a nossa maior certeza", disse.

Dom Ochogavía convidou os peregrinos a não se esquecerem da Diocese que os acolheu esta semana e a acreditarem no poder do amor "que faz a vida crescer, que coloca a esperança em nossos corações, que nos faz corajosos e que nos faz acreditar em um mundo melhor".

Falando em nome da delegação chilena que conta com 600 jovens, o presidente da Comissão Nacional para a Pastoral Juvenil, Dom Moisés Atisha, disse que a semana de missão “é um grande envio para nos colocar na escuta do Senhor e para estarmos muito atentos à mensagem que o Santo Padre nos dará”.

Atentos aos "sonhos e esperanças que ele tem colocado não apenas na América Latina, mas também nos jovens, para que possam voltar aos seus países com um coração mais cheio de Deus", disse Dom Atisha.

Esta é a primeira vez na história da Jornada Mundial da Juventude em que um país vizinho (Costa Rica) pôde participar da organização da Pré-Jornada.

Na Costa Rica, os peregrinos foram acolhidos na Arquidiocese de San José e nas Dioceses de Cartago, Alajuela, San Isidro, Tilarán-Libéria, Limón, Puntarenas e Ciudad Quesada.

Confira também: