Um programa lançado em 2009 para doar aparelhos de ultrassonografia aos centros de gravidez dos Estados Unidos superou as mil unidades graças ao trabalho caritativo dos Cavaleiros de Colombo, a maior organização beneficente laica do mundo.

“A construção de uma cultura da vida exige de todos nós que nos esforcemos pelo tratamento justo das crianças recém-nascidas inocentes e o acompanhamento com compaixão das mulheres que enfrentam gestações de crise”, disse o Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo, Carl Anderson, à edição de janeiro de 2019 da revista Columbia, publicada pela organização.

“Este programa está salvado centenas de milhares de vidas”, ressaltou.

O aparelho número mil foi doado à clínica médica gratuita Mother of Mercy (Mãe da Misericórdia), em Manassas, estado da Virginia.

O programa beneficente colocou um aparelho de ultrassonografia patrocinado pelos Cavaleiros em todos os estados dos Estados Unidos, além de Porto Rico, Brasil, Canadá, Jamaica e Peru, assim como países da África.

Anderson disse que o aparelho número mil representou “um marco histórico” e acrescentou que “ainda há muito mais marcos adiante nas vidas de milhares de nascituros vulneráveis”.

“Nossa iniciativa de ultrassonografia deve continuar se expandindo em cada comunidade onde seja necessário”, afirmou.

Lauren, uma mulher de South Bend, Indiana, que se beneficiou do programa, disse à revista Columbia que, quando estava grávida há dois anos, não tinha certeza de qual decisão tomar e não sabia o que esperar de um procedimento de ultrassonografia. Depois, dirigiu-se ao Centro de Atenção para Mulheres em South Bend, lugar beneficiado com um dos aparelhos.

“A única forma como posso descrever é que me mudou em um piscar de olhos. No momento em que vi meu filho na tela na minha frente, soube que ia ser mãe. Não importava o que tinha pensado antes, a única coisa que importava era amar meu filho e me preocupar com sua segurança. Vi seus pequenos pés e seus bracinhos. Escutei a batida de seu coração enquanto a observava na minha frente. Ainda tenha as imagens da ultrassonografia que me deram naquele dia, o dia que mudou a minha vida para sempre”, assegurou.

Lauren ainda frequenta a universidade e trabalha para que sua filha tenha um futuro melhor. Além disso, afirmou que as mulheres grávidas em circunstâncias semelhantes “não devem ter medo de pedir ajuda”, porque “não estão sozinhas”.

O programa de ultrassonografia foi lançado em 2009 com o objetivo de doar a centros de gravidez qualificados mil aparelhos, os quais têm um custo de aproximadamente 30 mil dólares cada um.

Para que um centro seja beneficiado, são avaliados critérios como a equipe, as finanças e outros recursos para justificar a compra de um aparelho; se a localização, a carga de pacientes e as horas de operação justificam o “gasto principal”, os custos contínuos e os compromissos de pessoal; se as práticas, políticas e história do centro são consistentes com a ética católica; e se o centro de gravidez acolhe os católicos como funcionários, voluntários e clientes.

Os Cavaleiros de Colombo são uma organização fraternal católica fundada em 1882, por Pe. Michael J. McGivney, e conta com cerca de 2 milhões de membros em todo o mundo.

Confira também: