Depois do Sínodo dos Bispos, realizado em outubro, e faltando poucos dias para a JMJ no Panamá, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida anunciou a realização de um Fórum Internacional da Juventude nos dias 18 a 22 de junho de 2019.

Segundo uma nota divulgada pelo dicastério, o Fórum irá abordar a "aceitação e realização das conclusões da Assembleia" Sinodal em linha com o estabelecido pelo Papa Francisco na Exortação Apostólica Episcopalis Communio, de 15 de setembro de 2018, que prevê "uma fase de implementação da Assembleia do Sínodo".

De acordo com o texto, as conclusões do Sínodo devem ser promovidas tanto pelas Igrejas particulares como pelas Conferências Episcopais e pelos organismos da Cúria Romana, que têm a ver com o tema do Sínodo.

Depois de assinalar que o Fórum será "um espaço de discernimento comunitário, mantendo o estilo missionário sinodal promovido pelo Sínodo", a nota indica que contará com a participação de "jovens delegados das Conferências Episcopais e dos principais movimentos e comunidades eclesiais com grande difusão internacional".

Espera-se também "que alguns jovens auditores do último Sínodo (que ficaram conhecidos como ‘jovens sinodais’) possam estar presentes para transmitir sua experiência, além de contar com a presença de alguns especialistas em pastoral juvenil em nível internacional".

"O principal objetivo será acolher os impulsos do Sínodo em nível internacional, especialmente a partir do Documento Final do Sínodo dos Bispos, bem como a partir de um presumível documento pós-sinodal que, até então, o Santo Padre já terá publicado", assinala a nota.

Para mais informações acesse AQUI.

Confira também: