O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquim Navarro Valls, destacou que o Papa João Paulo II estava muito satisfeito com a recente inauguração da nova Igreja em San Giovanni Rotondo dedicada a São Pio de Pietralcina.

Navarro-Valls, que assistiu a cerimônia de inauguração quinta-feira, 1º de julho, disse que “o Papa está contente com a nova igreja de San Giovanni Rotondo”.

O Santo Padre, que nunca escondeu sua devoção ao Padre Pio, canonizou o popular frei franciscano estigmatizado em 2002, em uma cerimônia que atraiu à Praça São Pedra a uma das maiores multidões na historia do Vaticano.

Cerca de 40.000 peregrinos se reuniram ontem à inauguração do templo, onde participaram dez cardeais, 120 bispos e 500 sacerdotes.

A nova Igreja desenhada pelo arquiteto italiano Renzo Piano pode abrigar 7.000 fiéis em seu interior, e mais e 30.000 na explanada construída em frente ao templo.

A construção do templo foi iniciada em julho de 1994.

O templo tem forma de concha, azul, sustentada por 21 arcos enormes, e conta com uma grande cruz, no exterior, de 40 metros.