O coordenador general de Pastoral da Basílica de Guadalupe, Dom Pedro Agustín Rivera Díaz, informou que há um mês funciona no templo um programa que procura evitar a prática de abortos, mostrando às mães o valor da vida.

O Prelado assinalou que às mães grávidas, pressionadas socialmente para abortar ou que estão abandonadas, se lhes propõe ter a seus filhos e conservá-los com assistência de instituições privadas, ou dá-los em adoção.

Em declarações a um meio local, Dom Rivera indicou que o terceiro sábado de cada mês mais de 200 mulheres vão aos bate-papos que dá o Instituto para a Reabilitação da Mulher e a Família.

“Não todas são mulheres que tratam de abortar, mas também quem já fez e outras pessoas que estão interessadas nos programas da Igreja”, explicou o sacerdote e adicionou que nas sessões se enfatiza o respeito que a pessoa deve ter por si mesma e como o uso de preservativos fomenta a promiscuidade.

“Evidentemente, detrás das pastilhas e as camisinhas há todo um empório econômico que nunca aparece. A luta então não é somente pela vida”, adicionou.

Indicou que as mães são contatadas com instituições de assistência privada e com o Sistema Nacional para o Desenvolvimento Integral da Família, para os casos de adoção.

O responsável pela Pastoral da Basílica de Guadalupe informou que o programa se realiza a iniciativa do Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera.

Por outro lado, assinalou que também se atendem “a drogados, alcoólicos e homossexuais que procuram sua reconversão”. Neste último caso, explicou, utiliza-se o programa Courage.