O Santuário de Fátima, em Portugal, anunciou que a Virgem Peregrina fará 16 viagens neste ano de 2019, passando por três continentes, incluindo a presença da imagem nº 1 na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Panamá, de 22 a 27 de janeiro.

Ainda neste primeiro mês do ano, até o dia 21, a imagem nº 10 estará na Arquidiocese de San José, na Costa Rica. Além disso, o continente americano receberá em maio a imagem nº 3, que ficará em São Paulo, no Brasil, até o final do mês de Maria.

Outro destaca das viagens da Virgem Peregrina deste ano é a que realizará à Jordânia de 30 de maio a 3 de junho. A imagem nº 11 será enviada a este país a convite do Cathedral Center for Studies and Media do Patriarcado Latino de Jerusalém e permanecerá neste centro de pesquisas.

A Virgem Peregrina de Fátima também visitará outros países da Europa, como Itália e Espanha. Em abril, imagem nº 4 vai estar a peregrinar em várias dioceses italianas a convite do Apostolado Mundial de Fátima. Já a nº 5 estará em Brescia e Ferrara, entre 11 e 21 de maio, respectivamente. Por sua vez, a imagem nº 6 visitará Florença, em maio, e Cagliari, em dezembro.

Ainda na Itália, em maio, a imagem nº 7 estará em peregrinação por Milão e outras dioceses da região italiana da Lombardia. A imagem nº 13 visitará também várias dioceses italianas entre os dias 27 de abril e 2 de junho.

Na Espanha, a Virgem Peregrina de Fátima irá ainda a duas dioceses, Santiago de Compostela e Alicante. E neste ano pastoral do Santuário, cujo tema é “Dar graças por Peregrinar em Igreja”, haverá também a visita de uma imagem peregrina à Coimbra, em Portugal.

Conforme ressalta o Santuário de Fátima, a “grande deslocação” deste ano será, de fato, a da imagem nº 1 ao Panamá, por ocasião da JMJ, onde também será levada a um centro penitenciário e a um hospital oncológico.

Em uma mensagem aos cristãos do Panamá, o reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, recordou que “esta imagem peregrina é única, é a primeira e a original, aquela que percorreu os vários continentes, aquela que deu várias vezes a volta ao mundo”.

“Sabemos o quanto a devoção a Nossa Senhora está desde a origem das Jornadas Mundiais da Juventude ligada a este acontecimento. Sabemos o quão devoto era a Nossa Senhora o Papa São João Paulo II, e por isso muito naturalmente, quando ele criou as Jornadas Mundiais da Juventude, deu-lhe desde início um cunho mariano. Por isso este era também motivo mais que suficiente para o envio de uma imagem para nós tão importante”, disse.

Confira também: