O Papa Francisco dirigiu uma mensagem de vídeo para a Igreja Copta Ortodoxa por ocasião do Natal e da dedicação da nova Catedral da Natividade, na qual estiveram presentes o Patriarca Tawadros II e o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi.

Algumas igrejas orientais, entre católicas e ortodoxas, comemoram o Natal neste dia 7 de janeiro, pois seguem o calendário juliano.

"Queridos irmãos e irmãs, Feliz Natal e Feliz Ano Novo!", expressou o Papa no início de sua mensagem.

"Com alegria saúdo a todos vocês na ocasião feliz da dedicação da nova Catedral da Natividade, construída na nova capital administrativa", localizada a cerca de 45 quilômetros a leste do Cairo e que tem o término de suas obras programado para junho de 2019.

Em sua mensagem, Francisco pediu que "o Príncipe da Paz conceda ao Egito, ao Oriente Médio e ao mundo inteiro o dom da paz e da prosperidade".

"Saúdo de modo  especial o meu querido irmão Sua Beatitude, Tawadros II, e a Igreja copta-ortodoxa, que soube dar um verdadeiro testemunho de fé e caridade mesmo nos momentos mais difíceis. Queridos irmãos e irmãs, vocês têm mártires que dão força à sua fé. Obrigado pelo seu exemplo!", manifestou o Papa em referência aos muitos fiéis mortos pelos extremistas islâmicos.

O Santo Padre saudou também "o Governo egípcio e o senhor presidente, Abdel Fattah al-Sisi".

"Que na nova catedral possa subir o culto agradável a Deus no mais alto dos céus e descer a bênção e a paz na terra a todos os homens que Deus ama. Feliz Natal!", concluiu.

Confira também: