Um policial morreu enquanto tentava desativar uma bomba perto de uma igreja cristã neste sábado no Cairo, Egito.  Além da vítima fatal, outros dois agentes e um pedestre ficaram feridos.

O explosivo foi encontrado dentro de uma mala no telhado de uma casa, perto do templo cristão no distrito de Ezzbet El-Hagana, na zona oeste do Cairo.

O ataque ocorreu apenas dois dias antes da celebração do Natal, que na Igreja Copta Ortodoxa é comemorado no dia 7 de janeiro.

A data da comemoração do Natal se deve ao fato de que eles continuam usando o calendário juliano, enquanto no Ocidente é usado o calendário gregoriano, estabelecido pelo papa Gregório XIII em 1582.

Até agora nenhum grupo terrorista reivindicou a responsabilidade pelo ataque.

No Egito, os cristãos coptas, entre católicos e ortodoxos, representam cerca de 10% da população e já denunciaram várias vezes que sofrem discriminação e têm sido vítimas de diversos atentados, especialmente pelos extremistas muçulmanos.

No início de novembro de 2018, sete cristãos coptas foram assassinados no Egito enquanto peregrinavam ao mosteiro de São Samuel, o Confessor.

Em dezembro de 2016, o grupo terrorista Estado Islâmico (ISIS) matou 25 pessoas e feriu outras 50 com um carro-bomba na Catedral Copta de São Marcos, no Cairo.

Confira: