O Cardeal Jorge Urosa Savino, Arcebispo Emérito de Caracas, encorajou os venezuelanos a recordar que, apesar de tudo Deus sempre os acompanha e os encorajou a "lutar com força" pela liberdade e pela justiça no país.

"Nas circunstâncias difíceis de grave crise política, econômica e social na Venezuela, com tantas dificuldades e sofrimentos, estamos chamados por Deus Nosso Senhor a amar os nossos irmãos e a trabalhar com força pelo bem-estar de todos, especialmente a defender os direitos humanos", escreveu o Purpurado em sua mensagem publicada na quinta-feira, 27 de dezembro.

A Venezuela é o país com as maiores reservas de petróleo no planeta, entretanto está vivendo uma crise econômica e social que provoca a falta de alimentos e medicamentos, e também milhões de pessoas migraram a outros países.

Além disso, de acordo com o Fundo Monetário Internacional, a Venezuela poderia terminar este ano com 2.500.000% de hiperinflação.

"Amar a Deus nos exige ser solidários com nossos semelhantes e ajudá-lo em qualquer circunstância. Movidos pelo amor de Deus e com a sua ajuda, trabalhemos com força e esperança neste novo ano de 2019 por um mundo melhor, e promovamos ativamente a justiça e a paz", continuou o Cardeal.

Por isso, convidou os líderes da sociedade e a todos os venezuelanos a "lutar com força por uma Venezuela próspera e fraterna, para implantar a liberdade e a justiça, para superar as circunstâncias difíceis e negativas que vivemos".

O Cardeal Urosa recordou que estamos na época do Natal, que é "a presença viva de Jesus, Deus que está conosco, é nosso irmão e amigo, nosso salvador, o caminho, a verdade e a vida".

"Confiando nesta realidade, temos muita esperança em meio das dificuldades. O Natal nos recorda a imensa grandeza de cada um de nós, pessoas criadas à imagem e semelhança de Deus, do seu Filho Jesus, chamados a viver para sempre e a ser eternamente felizes”.

Por isso, "apesar de todos os problemas que nos afligem, podemos enfrentar o próximo ano com confiança, serenidade e fortaleza, com a certeza de que Deus está conosco", destacou.

"Incentivados por Jesus, ouvindo a sua palavra, iluminados pela luz de Cristo, podemos caminhar em meio às trevas de um mundo violento e confuso, afetado pela indiferença religiosa, pelo secularismo que pretende tirar a Deus da vida dos seres humanos, pela impiedade antirreligiosa que está contra as religiões e especialmente contra a nossa santa religião e a Igreja Católica”, sublinhou.

O Arcebispo Emérito de Caracas também encorajou "seguir em frente confiando na bondade de Deus, incentivados a ouvir e cumprir a sua Palavra, que é palavra de vida eterna, e nos leva à felicidade. E os convido a viver com entusiasmo e determinação o mandamento supremo de Jesus, que é o amor a Deus e o amor ao próximo".

Depois de expressar a sua solidariedade às pessoas que perderam um ente querido por causa da violência que reina no país, o Cardeal Urosa assinalou que "Deus está conosco, queridos irmãos. Jesus no presépio de Belém e na árvore da cruz sempre nos acompanha em nossas dores".

"Aproximemo-nos mais de Deus neste ano novo! Unamo-nos a Jesus Cristo, nosso salvador, e vivamos como irmãos. Peçamos a ajuda amorosa da nossa mãe celeste, Maria Santíssima de Coromoto, Padroeira da Venezuela e da nossa Arquidiocese de Caracas", concluiu.