O Papa Francisco agradeceu ao ex-Diretor do jornal L'Osservatore Romano, Giovanni Maria Vian, ao concluir seu cargo após onze anos de "dedicação generosa e de grande responsabilidade".

Com uma carta divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé em 27 de dezembro, o Santo Padre expressou com agradecimentos “pelo amor e a solicitude com a qual cumpriu esta importante tarefa”.

O Papa recordou que foi chamado ao cargo pelo Papa Bento XVI, seu predecessor, para “prestar serviço em um âmbito tão delicado e importante para a Santa Sé”, e que realizou seu trabalho com competência. Foi destacada também a “sua qualificada profissionalidade, sustentada pela sua exemplar adesão ao Magistério e pelo seu coerente empenho cristão”.

Especialmente, o Pontífice agradeceu a sua “colaboração e disponibilidade constante demonstrada no esforço de promover a atual reforma”, promovida na Cúria Romana, em particular no âmbito da comunicação.

“Agradeço pela sua fidelidade ao comunicar a palavra do Papa”, sublinhou.

Além disso, a carta destacou que Vian como estudioso da história da Igreja e também através de sua experiência como professor de Filologia Patrística do professor Vian, que “deu uma válida contribuição para aumentar a qualidade da informação e maior espaço às vozes que merecem ser ouvidas na comunidade eclesial”.

Ao concluir, o Santo Padre derramou muitas graças sobre ele e seus entes queridos, manifestando a sua "proximidade fraterna”, e pediu a proteção especial da Virgem Maria, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, além disso lhe concedeu a sua Bênção Apostólica.

Em último dia 18, o Vaticano anunciou que o Papa nomeou o jornalista Andrea Monda como diretor responsável pelo L'Osservatore Romano e a jornalista Andrea Tornielli como Diretor Responsável pelo Dicastério para a Comunicação.

Andrea Monda é escritor e ensaísta, nascido em Roma, em 22 de março de 1966. É casado e tem um filho. Formou-se em Direito na Universidade de La Sapienza de Roma. Também se formou em Ciências Religiosas na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Trabalhou durante alguns anos na Coletoria da Prefeitura de Roma, por conta de um instituto bancário.

Desde o ano 2000, é professor de religião e, há cerca de uma década realiza seminários sobre cristianismo e literatura na Pontifícia Universidade Lateranense e na Pontifícia Universidade Gregoriana. Colabora com as sessões culturais de diferentes jornais, entre os quais cabe citar “Avvenire” e “La Civiltà Cattolica”, onde escreve resenhas.

Por sua parte, em um comunicado de imprensa do Dicastério para a Comunicação, o Prefeito Paolo Ruffini explicou que “as nomeações do Diretor Editorial e do novo Diretor de L'Osservatore Romano são dois passos importantes no processo de reforma da mídia vaticana”.

Com Andrea Monda, L'Osservatore Romano “poderá continuar engajando novos projetos em sua história secular. O jornal da Santa Sé é um dos pilares da nossa comunicação, chamado a envolver-se cada vez mais no processo de integração do sistema de informação do Vaticano”.

Confira também: