Os bispos dos Estados Unidos expressaram suas orações e seu compromisso de apoio às vítimas do tsunami que atingiu a Indonésia em 22 de dezembro, provocando a morte de mais de 200 pessoas e deixando cerca de 800 feridas.

Em uma mensagem publicada em 23 de dezembro, o Presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Cardeal Daniel DiNardo, assegurou que “nós, Bispos, e os fiéis católicos dos Estados Unidos, oferecemos nossas orações e condolências a todos aqueles que morreram ou ficaram feridos depois do tsunami que atingiu a Indonésia”.

Por volta das 19h27 do dia 22 de dezembro (hora local), o tsunami atingiu as região do estreito de Sunda, na Indonésia. O fenômeno estaria relacionado à erupção de um vulcão ocorrida aproximadamente meia hora antes.

Depois da oração do Ângelus ontem, o Papa Francisco assegurou: “O meu pensamento vai neste momento às populações da Indonésia, atingidas por violentas calamidades naturais que causaram graves perdas de vidas humanas, pessoas desaparecidas e desabrigadas, e graves danos materiais".

"Imploro a Deus pelo alívio do sofrimento dos nossos irmãos. Faço um apelo para não falte a estes irmãos e irmãs a nossa solidariedade e o apoio da comunidade internacional", expressou.

Por sua parte, o Cardeal DiNardo lamentou que "os habitantes da Indonésia tivessem enfrentado vários desastres naturais durante este ano, com o terremoto ocorrido em julho e o terremoto e tsunami que provocou a morte de muitas pessoas em outubro".

"Não oferecemos somente as nossas orações a todos aqueles que foram afetados por este desastre natural, que ocorreu sem aviso prévio, mas também o nosso compromisso de apoio e ajuda".

"Uno-me ao Santo Padre, apelo a ‘solidariedade e o apoio da comunidade internacional’ aos nossos irmãos e irmãs", disse.

O Presidente da USCCB, assinalou que Catholic Relief Services (CRS), organismo de caridade da Igreja nos Estados Unidos, assim como Caritas Indonésia e outras organizações locais "têm equipes de ajuda no local respondendo e eles oferecerão ajuda e assistência".

"Enquanto nos prepararmos para a celebração do nascimento de Cristo, peço a todos os fiéis da Igreja dos Estados Unidos que rezem pela cura, pelo consolo de nossas irmãs e irmãos que sofrem na Indonésia", encorajou.