O Cardeal Rosalio José Castillo Lara recordou à imprensa que o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não é católico” e lamentou que tenha alentado “semeiar  ódios que estão dando resultados nefastos”.

Em entrevista concedida ao jornal chileno A Terceira, o Cardeal manifestou que “Chávez não é católico. Ele é o que lhe convém no momento. Chávez está com um evangélico, e é evangélico. Quando visitou o Muammar Gaddafi lhe disse ‘Alá é grande’; foi a China e então elogiou ao Mao Tse-tung”.

“É daninho que os venezuelanos estejam divididos, mas o autor desse dano é Chávez, porque desde que chegou tem feito uma semeia de ódio que está dando resultados nefastos”, indicou.

“Sobre os governos anteriores, a Igreja não tinha por que estar contra eles. A Conferência Episcopal sempre foi muito crítica, inclusive o foi com a Democracia Cristã. O que acontece aqui não é que a Igreja esteja ligada com a oposição, senão que houve torturas e assassinatos por parte do governo”, precisou e respondeu assim aos ataques que o acusam de ser o principal opositor do regime do Governo venezuelano.

O Cardeal explicou que os enganos da oposição começaram faz quatro anos, pois os dois principais partidos, Ação Democrática (AD) e COPEI, ficaram muito mal parados nos últimos governos.

“Haviam-se emperrado um pouco e quando chegou Chávez os partidos estavam golpeadas e sem líderes. O Presidente aproveitou esta situação para armar-se com uma Constituição e uma Assembléia Nacional na qual tinha maioria”, anotou.

O Cardeal venezuelano voltou a recordar a necessidade de aplicar o 350º artigo da Constituição, que coloca a desobediência civil dos cidadãos, pois segundo ele não há garantia para as próximas eleições.