O Vaticano divulgou, através de um comunicado da Sala de Imprensa, os logos e lemas da viagem apostólica que o Papa Francisco realizará à Bulgária e à Macedónia de 5 a 7 de maio de 2019.

Logo Bulgária

O logo da viagem à Bulgária consiste em um globo terrestre dentro de duas mãos abertas amarelas com o fundo branco, as cores do Vaticano. Estas mãos que sustentam o mundo querem transmitir a mensagem de ser construtores de paz. No globo, assinala-se com um circulo amarelo a península balcânica, onde a Bulgária está localizada, e uma fita com a bandeira nacional envolve todo o planeta.

Junto com as mãos abertas também está escrito o lema da viagem em língua búlgara e latim: "Paz na Terra", relacionado à Encíclica "Pacem in Terris", de São João XXIII, primeiro visitador e delegado apostólico na Bulgária, um cargo equivalente ao de núncio.

O conteúdo da visita do Papa à Bulgária estará centrado nesta Encíclica. Por outro lado, o lema também é um apelo à oração pela paz que Francisco realizará.

Logo Macedônia

O logo da visita à Macedônia mostra o Papa Francisco abençoando o país, cujo mapa está coberto pela bandeira nacional.

Como a viagem do Pontífice será à Skopje, cidade natal da Madre Teresa de Calcutá, as cores do sari da Madre Teresa foram colocadas no símbolo. O sari é a roupa tradicional das mulheres da Índia que as Missionárias da Caridade adotaram e adaptaram para elaborar o seu hábito religioso.

O lema da visita será "Não temas, pequeno rebanho!”, do Evangelho de São Lucas.

Confira também: