O Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Prasad Gallela, Bispo de Cuddapah (Índia).

"O Santo Padre Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Cuddapah (Índia), apresentado por Dom Prasad Gallela", indicou a Sala de Imprensa do Vaticano em 10 de dezembro, sem dar mais informações.

Em agosto deste ano, Ucanews.com informou que o Prelado de 56 anos enfrentava várias acusações nos tribunais locais sobre uma suposta apropriação de fundos na sua diocese para sustentar uma suposta "esposa" e filho de 18 anos. Entretanto, o Prelado negou todas as acusações e se declarou inocente.

As acusações contra o atual Bispo Emérito de Cuddapah foram apresentadas aos tribunais em junho pelos leigos Ravi Kumar e Byreddy Chinnappa Reddy.

"Temos documentos sólidos do governo para provar o seu estado civil", disse Kumar à Ucanews e, além disso, indicou que em novembro de 2016 denunciaram ante o Vaticano a vida "imoral e corrupta" do Prelado.

Os denunciantes e as pessoas que os apoiam divulgaram na diocese a cópia do documento de identidade na qual Dom Prasad Gallela, Prelado desde 2008, é apresentado como esposo de uma mulher chamada Gallela Sujatha; e pai de um adolescente de 18 anos chamado Gallela Junior Prasad.

Entretanto, algumas pessoas duvidam da autenticidade dos documentos, como o sacerdote jesuíta A.X.J. Bosco, que serve aos mais pobres no estado de Andrha Pradesh. "Há muitos documentos para apoiar as acusações, mas com certeza precisam ser verificados pelas autoridades", disse.

O sacerdote disse que as acusações já foram feitas há alguns anos e estão relacionadas a uma luta de castas – modo como a sociedade Índia está estruturada – que provocou o sequestro de Dom Gallela em abril de 2016. Naquela ocasião, dois sacerdotes e outras 14 pessoas foram presos por terem atacado o Bispo.

"Tudo está ligado e infelizmente não temos provas para decidir nada. Até agora todas são acusações", indicou Pe. Bosco.

Por sua vez, o Prelado disse que as pessoas que o sequestraram fizeram acusações falsas contra ele. "Eles são da casta alta e têm poder, meios e dinheiro. Todas as pessoas têm medo de criticá-los. São os vermelhos, os socialistas, que dominam a casta política e economicamente do país", afirmou.

A respeito da suposta  esposa, Dom Gallela disse que era a segunda esposa de seu irmão, que morreu em 2001. O filho de ambos tinha menos de um ano quando isso aconteceu, então ele e toda a sua família assumiram o pequeno e a sua mãe.

O Prelado disse então que mostrará as provas necessárias que comprovam a sua inocência.

Por outro lado, Pe. Stephen Alathara, vice-secretário geral da Conferência de Bispos de Rito Latino da Índia, explicou que "a hierarquia está fazendo o que as normas da Igreja nos permitem fazer" para resolver o caso.

Confira também: