Vinte bispos do país participam até em 28 de julho de um seminário presidido pelo Arcebispo de Dublín, Dom Diarmuid Martin, no qual analisam a realidade chilena usando como base o novo Compêndio da Doutrina Social da Igreja.

O evento se realiza na Casa de Espiritualidade “Santa Teresa de Los Andes”, no Auco, a 90 quilômetros do Santiago.

O Arcebispo irlandês também oferecerá a conferência “Políticas públicas e Doutrina Social da Igreja”, a qual assistirão representantes do mundo acadêmico, corporativo, assim como políticos. O ato é organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e se realizará no Salão de Honra da Casa Central.

Por outro lado, anunciou-se que Edições São Paulo lançará nas próximas semanas a versão em espanhol do novo Compêndio da Doutrina Social da Igreja.

“Um dos princípios fundamentais da Doutrina Social da Igreja é o bem comum, ao que aponta toda a ação do cristão no mundo e que excede a soma dos bens particulares. Desde aí a relevância de aterrissar estes fundamentos à realidade chilena”, explicou o Presidente da Conferência Episcopal do Chile, Dom Alejandro Goic.

Dom Martín representou à  Santa Sé nos mais importantes eventos organizados pela ONU sobre a questão social. Também participou de foros e reuniões do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, assim como em encontros sobre Doutrina Social da Igreja organizados por diferentes episcopados a nível mundial.