Três organizações de caridade católicas nos Estados Unidos receberam, cada uma delas, doações equivalentes a 5 milhões de dólares provenientes da instituição beneficente de Jeff e MacKenzie Bezos, proprietários da Amazon.      

Catholic Charities (Caridades Católicas) da Arquidiocese de New Orleans, da Arquidiocese de Miami e Catholic Community Services (Serviços Comunitários Católicos) do oeste de Washington foram as 3 das 24 organizações escolhidas para receber doações do ‘Fundo Bezos  Day 1 Families’.

Este Fundo distribuiu um total de 97,5 milhões de dólares entre as organizações escolhidas e as doações foram entregues em quantidades diferentes de 5 milhões ou 2,5 milhões.

O fundador e CEO da Amazon lançou o Fundo Bezos Day 1 em setembro. Este administra dois fundos separados: o Fundo das Famílias, que distribui doações às organizações sem fins lucrativos que lutam contra a falta de moradia, e o Fundo de Academias, que busca criar uma rede de pré-escolas nas áreas mais necessitadas.

No site da fundação, Bezos explica que o objetivo dos prêmios era "iluminar e apoiar as organizações que estão fazendo um trabalho compassivo para dar abrigo às famílias jovens das comunidades em todo o país".

As organizações selecionadas, explicou Bezos, "estão trabalhando em uma série de iniciativas que apoiam as famílias necessitadas", incluindo a administração de abrigos para as pessoas sem-teto e assistência para encontrar moradias permanentes.

"Esperamos que estas doações forneçam os recursos adicionais que estes líderes e suas organizações necessitam para ampliar o alcance e o impacto dos seus esforços", indicou.

Catholic Charities da Arquidiocese de Miami agradeceu por ter sido escolhida e indicou que o dinheiro servirá para ajudar as pessoas desabrigadas e para que mais crianças e famílias saiam da pobreza nos condados de Miami-Dade, Broward e Monroe.

Por sua parte, Serviços Comunitários Católicos de Washington Ocidental se comprometeu a "enfrentar o desafio" de acabar com a falta de moradia em sua área e "ajudar mais de 3.600 famílias desabrigadas durante um período de quatro anos".

Esta instituição de caridade católica tem uma rede de abrigos, tanto diurnos como noturnos. Atualmente, não podem ajudar todas as famílias necessitadas, mas esperam que esta doação lhes permita abrir um centro ampliado. Também pretendem criar uma unidade móvel para apoiar as famílias desabrigadas.

Finalmente, Catholic Charities da Arquidiocese de Nova Orleans disse que esta doação será "fundamental" para "continuar oferecendo uma rede integral de serviços sociais que conecta os nossos clientes com os recursos e é como um trampolim para a autossuficiência”.

Confira também: