O Papa Bento XVI nomeou ao Dom William Enrique Delgado Silva como novo Bispo de Cabimas, Venezuela, e ao sacerdote espanhol nacionalizado americano Rutilio del Riego novo Bispo Auxiliar da diocese californiana de San Bernardino, Estados Unidos, informou na terça-feira o escritório de imprensa da Santa Sé.

Dom Delgado Silva, até agora Bispo do El Vigía- San Carlos del Zulia (Venezuela), nasceu em 1951 em Caracas, realizou os estudos filosóficos e teológicos nos seminários da capital venezuelana e de São Cristóbal. Obteve o título em Teologia moral na Universidade Alfonsiana de Roma e em Pedagogia religiosa em Caracas.

Ordenado sacerdote em 1975, exerceu diversos cargos, entre eles o de vigário paroquial, pároco e capelão militar.

Nomeado Bispo Titular de Vazi-Sarra e Auxiliar de Maracaibo em 1995, recebeu a consagração episcopal em dezembro desse ano. Em 1999 foi nomeado primeiro Bispo de El Vigía-sejam Carlos de Zulia.

Cabimas tem uma superfície de pouco mais de oito mil quilômetros quadrados e uma população de quase 800 mil habitantes, a maioria católicos. Para a atenção pastoral da diocese, o novo Bispo conta com a ajuda de 39 sacerdotes, 21 religiosos e 6 diáconos permanentes.

Por sua parte, Dom Rutilio J. del Riego nasceu em 1940 em Valdesandinas, província espanhola de Leão e foi ordenado sacerdote em 1965. Estudou filosofia e teologia no seminário da Irmandade de Sacerdotes Operários Diocesanos do Sagrado Coração do Jesus, Salamanca. É licenciado em Teologia pela Universidade Católica da América, em Washington.

Foi ordenado sacerdote em 1965 na capital norte-americana, para sua Irmandade. emprestou serviços como professor, pároco em várias paróquias de El Paso (Texas) e em Riverside (Califórnia), vice reitor da Serra House, em San Bernardino, e formador da irmandade de sacerdotes à qual pertence. Até o momento de sua nomeação era pároco da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Riverside

A diocese de San Bernardino tem uma extensão de mais de 70 mil quilômetros quadrados e uma população de três milhões e meio de habitantes, dos quais um milhão professam a fé católica. Para a atenção pastoral, tanto o Bispo Residencial, Dom Gerald Richard Barnes como o novo Auxiliar, contam com a ajuda de 244 sacerdotes, 280 religiosos e 91 diáconos permanentes.