O Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou ao proclamar em 24 de julho de 2005 como Dia dos Pais que eles "são modelo para seus filhos” e devem “lhes ensinar lições que os preparem para o futuro”.

O mandatário também indicou que nesta nova celebração instaurada por ele, “expressamos nossa gratidão pelo duro trabalho dos pais em toda a Nação e reafirmamos nosso compromisso com a promoção de uma cultura de paternidade responsável”.

Bush também recordou que “as mães e os pais amam incondicionalmente a seus filhos e fazem sacrifícios para sustentá-los” e acrescentou que “os pais criam um ambiente seguro e nutritivo no que seus filhos podem crescer e aprender”.

“Ao instruir a seus meninos –prosseguiu– para que decidam corretamente, os pais ensinam os valores que durarão toda a vida e preparam a seus filhos para os desafios e as oportunidades do futuro. Os pais e as mães experimentam uma grande alegria vendo seus filhos e filhas amadurecer e converter-se em adultos responsáveis e bons cidadãos”.

Neste Dia dos Pais, “reconhecemos o infinito amor e a generosidade de todos os pais e mães, incluindo os pais adotivos que demonstram o espírito compassivo dos Estados Unidos. Honramos aos pais por sua dedicação para lhes dar o amor e o apoio que necessitam os filhos da nossa Nação”, concluiu.