Entre os dias 23 e 25 de novembro, acontecerá na Cidade do Vaticano o III Encontro Internacional de Coros, organizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, que contará com um encontro do Papa Francisco com oito mil músicos.

O encontro será realizado na Sala Paulo VI e participarão capelas musicais, coros diocesanos, coros paroquiais e músicos de todo o mundo por ocasião da Festa de Santa Cecília. Mais de oito mil pessoas se inscreveram para participar deste evento, entre os quais cantores e músicos de todo o mundo.

A inauguração do Encontro consistirá em um congresso intitulado "A música na Liturgia e na Catequese para a Nova Evangelização", que reunirá especialistas em música sacra e litúrgica, entre os quais Mons. Marco Frisina, diretor do Coro da Diocese de Roma, e Mons. Guido Marini, Mestre das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.

Os palestrantes serão cantores, estudantes e músicos dos Estados Unidos, Brasil, República Centro-Africana, Líbano, Iraque, México, China, Vietnã e Turquia.

No dia seguinte, 24 de novembro, o Papa Francisco receberá os participantes em uma audiência. Nesse mesmo dia, às 18h, haverá o "Concerto dos Coros", dedicado à Santa Cecília.

O concerto, fo qual participarão todos os cantores presentes, será dirigido por Mons. Marco Frisina. Serão interpretadas peças de música sacra e litúrgica de alguns dos compositores centrais da história da música: Palestrina, Mozart, Perosi, Handel, Vivaldi ou Bartolucci.

O encontro terminará no domingo, 25, às 10h, com uma Missa na Basílica de São Pedro.

Confira também: