O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira o pedido de renúncia do Arcebispo de Montes Claros (MG), Dom José Alberto Moura, e nomeou como seu sucessor o então Arcebispo Coadjutor Dom João Justino de Medeiros Silva.

Nascido em Ituiutaba (MG), em 23 de outubro de 1943, Dom José Alberto Moura apresentou o seu pedido de renúncia por motivos de idade, conforme determina o Código de Direito Canônico.

Pertencente à Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi ordenado sacerdote em 1971 e bispo em 1990, adotando como lema episcopal “Acreditei, por isso falei”. Estava à frente do governo pastoral da Arquidiocese de Montes Claros desde 2007.

Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) agradeceu ao Prelado por “sua dedicação e o seu trabalho em Uberlândia (MG) como bispo coadjutor de 1990 a 1992 e como bispo diocesano de 1992 a 2007, além de todo o tempo como arcebispo de Montes Claros, desde esta época”.

“O seu testemunho pessoal e o seu trabalho como bispo da Igreja, reconhecido pelas comunidades e pelos irmãos no episcopado, tornam-se, neste momento, motivo de nossa ação de graças para a nossa Conferência. Agradecemos a Deus que nos deu a alegria de ser testemunhas do seu itinerário de serviço marcado pela dedicação”, afirmou.

Novo Arcebispo

Dom João Justino de Medeiros Silva, novo Arcebispo de Montes Claros, nasceu em 22 de dezembro de 1966, em Juiz de Fora (MG), onde foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1992.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). É doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma.

Dom Justino foi eleito Bispo auxiliar de Belo Horizonte em 21 de dezembro de 2011 e recebeu a ordenação episcopal em 11 de fevereiro de 2012. Em 22 de fevereiro de 2017, o Papa Francisco o nomeou Arcebispo Coadjutor de Montes Claros.

Atualmente, é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB. Também foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Educação do regional Leste 2 da CNBB.

Em nota, a CNBB desejou a Dom Justino “que a missão dada traga muita alegria” ao seu coração, enviou sua “abraço a todas as comunidades da Arquidiocese de Montes Claros” e ofereceu suas preces pelo ministério do novo Arcebispo.

Confira também: