A Diocese de Coimbra, em Portugal, acolherá no dia 1º de dezembro a Vigília de oração pela Vida Nascente, promovida pelo Secretariado Diocesano da Família, marcando também o início do tempo do Advento.

A vigília acontecerá na Sé Nova, a parte das 21h. Trata-se do nono ano consecutivo que realizam este momento de oração.

Conforme explica o site do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, em 2010, o Papa Bento XVI celebrou as primeiras Vésperas do primeiro Domingo do Advento realizando uma grande vigília de oração pela vida do nascituro e, assim, confirmou o apelo feito por João Paulo II na encíclica Evangelium Vitae, a qual afirmava que “é urgente uma grande oração pela vida que atravesse o mundo inteiro”.

Naquele ano, o Vaticano convidou bispos e sacerdotes de todo o mundo a promoverem celebrações e iniciativas de oração nas Igrejas locais, unidos ao Santo Padre, “de modo a fortalecer o testemunho dos católicos em favor de uma cultura da Vida e do Amor”.

Desse modo, indica, “pelo nono ano consecutivo, a Diocese de Coimbra assinala o início do Tempo de Advento com uma vigília de oração pela vida dos nascituros”.

“A vida nascente precisa de ser acarinhada e nós, cristãos, temos por missão estar na linha da frente, construindo uma nova civilização que respeite, acolha e ame cada Vida Humana como um dom de Deus”, expressa.

Além de assinalar o início do Advento, a vigília contará também com a bênção de todas as grávidas presentes. Será ainda “oportunidade de ser solidário e partilhar”, pois convidam todos a levarem “bens úteis para ajudar as grávidas e mães apoiadas pela ADAV-Coimbra”.

O evento também “lança a nova evangelização a partir da nossa própria casa”, uma vez que os participantes são “convidados a trazer o Menino Jesus do nosso presépio (para recentrarmos o Natal no nascimento de Jesus) e o estandarte de Natal (para que no espaço público se volte a ver, cada vez mais, o rosto do Deus Menino) para serem abençoados”.

Por fim, como indica o site do Secretariado, para esta vigília “são convidados todos os fiéis e, particularmente, as famílias, as mulheres grávidas, as crianças e os jovens”.

Confira também: