Dentro de pouco  estreará na Espanha o filme "Madre Teresa da Calcutá", filme que retrata os momentos mais importantes da vida da Beata, fundadora das Missionárias da Caridade.

O filme conta com a participação dos atores Olivia Hussey (Madre Teresa), Ingrid Rubio (Virgina/ Irmã Agnese), Guillermo Ayesa (Arcebispo Perier), Michael Mendl e Sebastiano Somma. A produção esteve a cargo dos espanhóis de Euro Ficción (Grupo Europroducciones) e BocaBoca Produções, os italianos de Lux Vide Spa e Mother Theresa Production Ltd. de Londres.

A mini-série foi rodada entre julho e setembro de 2003 na Itália e Sri Lanka. Em Colón, capital do Sri Lanka, foi recriado o ambiente de Calcutá, a cidade onde a Beata e suas missionárias desenvolvem seu trabalho.

Para o sacerdote e crítico de cinema, Peio Sánchez, que visse o filme em uma pré-estréia em Barcelona, esta mostra "a cara e a cruz, os momentos doces e os mais complicados, na trajetória de uma pessoa que o deu tudo para dar esperança à humanidade mais excluída".

As realidades de miséria e injustiça às quais enfrentou a Beata na Índia, assim como a popularidade ganha até sua morte em 1997, aparecem também no filme. "Madre Teresa sempre quis ajudar os mais necessitados. Por isso encontrou também incompreensões de pessoas que a acusavam de não entrar nas raízes da miséria e a pobreza", explica o presbítero.

Espera-se que o filme dirigido pelo Fabricio Costa e que teve grande sucesso e aceitação na Itália, estréie entre setembro e outubro deste ano no país ibérico.

Semana de Cinema Espiritual

O sacerdote espanhol, que realizou no ano passado a primeira Semana de Cinema Espiritual celebrada na Espanha, espera que o filme tenha sucesso nos cinemas espanhóis. "Terá principalmente se for bem promovido. Além das crenças religiosas, existe um grande interesse social por conhecer o que foi e o que fez este personagem único em nossa história recente", asseverou. Com este filme, segundo o Pe. Sánchez se ajuda a desmitificar a uma mulher que às vezes é muito idealizada, "mas que tem seu lado humano e seus momentos difíceis".