O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira Dom Messias dos Reis Silveira novo Bispo da até então vacante Diocese de Teófilo Otoni (MG), transferindo-o da sede episcopal de Uruaçu (GO).

O Prelado é natural de Passos, na Diocese de Guaxupé (MG), onde nasceu em 25 de dezembro de 1958. Iniciou os estudos no Seminário Menor dos Padres Redentoristas e, depois, como seminarista da Diocese de Guaxupé, estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP).

Foi ordenado sacerdote em 11 de agosto de 1992 e incardinado na Diocese de Guaxupé, na qual desempenhou inúmeros cargos, como vigário paroquial, pároco, formador e reitor de seminário e de casa de formação, membro do Conselho Presbiteral, do Conselho de Consultores e do Conselho de Formação Presbiteral, coordenador da Pastoral Presbiteral diocesana.

Em 3 de janeiro de 2007, foi nomeado bispo de Uruaçu e recebeu a ordenação episcopal em 11 de março do mesmo ano. Atualmente, é presidente do Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Confira também: