O Departamento Filatélico e Numismático do Vaticano fez uma emissão especial de 2 selos comemorativos do Natal de 2018 que, de maneira especial, este ano foram desenhados por Marcello D'Agata, um preso da prisão Opera, em Milão.

Trata-se de dois selos no valor de 1,10 e 1,15 euros (moeda usada na Cidade do Vaticano), em um dos quais aparece representada a Virgem Maria com o Menino e no outro a Virgem Maria com o Anjo na Anunciação.

Na nota informativa divulgada por ocasião desta emissão filatélica especial, assinala-se que esta iniciativa está relacionada com a preocupação que o Papa Francisco manifestou em várias ocasiões pela reabilitação das pessoas condenadas a penas de prisão.

Em concreto, cita que Santo Padre afirmou que “os que estão nos cárceres estão descontando uma pena, um pena pelo erro cometido. Não nos esqueçamos de que para que a pena seja fecunda, deve ter um horizonte de esperança, caso contrário permanece fechada em si mesma e acaba sendo somente um instrumento de tortura. Não é fecunda. Pena com esperança, sim, é fecunda".

Em declarações a L'Osservatore Romano, Marcello D'Agata afirma que “quando eu era criança, desenhava sempre toda vez que tinha um papel branco nas mãos. Naturalmente, eram somente rabiscos, mas eu gostava, pois naquelas folhas eu dava forma e cor às minhas emoções, sobretudo aos meus sonhos”.

“Depois, o destino – que talvez eu poderia ter evitado se tivesse tido mais força interior, mais instrução e também mais condições para entender que as escolhas erradas se pagam – fizeram com que eu tivesse que deixar de desenhar, de dar cor aos meus sonhos e futuros”.

Desde então, lamentou, “parei de desenhar, colorir os meus sonhos e o futuro. Há 25 anos estou fechado em ambientes que impedem as cores de animar minha vida”.

Entretanto, esta situação mudou há alguns anos, quando a administração da prisão permitiu que um grupo restrito de internos participasse de um curso de design. "Desde então, a fonte de inspiração e as habilidades inativas voltaram à vida", assegurou.

Os dois selos já estão disponíveis, foram colocados à venda na sexta-feira, 9 de novembro. Segundo informações do Vaticano, foram impressos cerca de 60 mil selos.

Confira também: