O Arcebispo de Nova York (Estados Unidos), Cardeal Timothy Dolan, informou em 31 de outubro que a acusação de abuso contra um dos seus bispos auxiliares, Dom John Jenik, é "crível e substancial".

Em um comunicado divulgado na última quarta-feira pela Arquidiocese de Nova York, o Purpurado lamentou que "mais uma vez seja portador de más notícias, mas escrevo para informá-los que a Arquidiocese recebeu uma acusação de abuso contra uma criança que teria sido cometido por Dom John Jenik, bispo auxiliar da Arquidiocese".

"O Lay Review Board (Conselho Leigo de Revisão formado por juízes, advogados e psiquiatras, entre outros) examinou a acusação, que se refere aos incidentes cometidos há algumas décadas, e concluiu que a evidência é suficiente para dizer que a acusação crível e substancial" disse o Cardeal Dolan.

"Embora Dom Jenik continue negando a acusação, afastou-se do ministério público e se retirou da sua paróquia", Our Lady of Refuge, onde servia desde 1978.

Dom Jenik escreveu uma carta aos fiéis da paróquia na qual afirmou que "esta é a carta mais difícil que tive que escrever em meus 48 anos de sacerdócio".

O Prelado manifestou o seu respeito aos órgãos que investigaram a acusação, entretanto, assinalou que "continuo negando enfaticamente que tenha abusado alguma vez de alguém. Portanto, peço ao Vaticano, que tem a jurisdição final sobre estes casos, para que revise o tema, com a esperança de que a minha inocência finalmente seja provada".

"Enquanto isso e seguindo os protocolos da Arquidiocese, vou me retirar do ministério público e da paróquia Our Lady of Refuge até que o tema seja esclarecido", escreveu o Prelado de 74 anos.

Em uma carta aos fiéis da paróquia, o Cardeal Dolan explicou que "agora o caso foi encaminhado à Santa Sé que fará o seu próprio julgamento e decidirá a solução adequada".

O Purpurado encorajou as pessoas que tiverem alguma acusação contra Dom Jenik a procurarem às autoridades civis. Além disso, pediu para que se comuniquem com o coordenador de assistência às vítimas (victimassistance@archny.org) e pediu para que todos os fiéis continuem rezando pelas pessoas que sofreram abusos.

"Por favor, rezem por todos os envolvidos neste caso, especialmente pela vítima que fez a acusação, e todas as vítimas de abuso, onde quer que isso tenha acontecido. Saibam que os fiéis de Our Lady of Refuge também rezarão por vocês", concluiu o Cardeal Dolan.

Confira também: