Os Bispos dos Estados Unidos reiteraram sua dor e proximidade à comunidade judaica pelo atentado perpetrado em uma sinagoga em Pittsburgh, na Pensilvânia, e asseguraram que "o antissemitismo deve ser condenado e deve ser enfrentado pela nossa nação".

Em um comunicado assinado pelo presidente da Comissão para o Ecumenismo e Assuntos inter-religiosos da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Dom Joseph Bambera, em 28 de outubro, os bispos recordaram que, "na manhã do dia 27, a morte e a violência entraram em uma casa de adoração".

"O ataque à Sinagoga ‘Tree of Life’ (Árvore da Vida) em Squirrel Hill, Pittsburgh, é um ato covarde e deve ser condenado por todos os americanos".

Na manhã do dia 27 de outubro, um homem armado entrou na sinagoga e começou a disparar, gritando "todos os judeus devem morrer". Ao tentar fugir, também disparou contra as autoridades policiais, provocando a morte de 11 pessoas e deixando vários feridos.

Finalmente, o atacante, um homem de 46 anos, foi colocado sob custódia policial.

Para os bispos norte-americanos, "os assassinados e feridos representam o melhor de quem somos: pessoas de fé que estavam reunidas para rezar e celebrar o nascimento de uma criança e policiais impedindo a violência sem se preocupar com própria segurança".

"O Comitê para o Ecumenismo e Assuntos Inter-religiosos da Conferência dos Bispos Católicos está junto com nossos irmãos e irmãs judeus durante este momento de grande dor".

"Que Deus conceda a paz aos falecidos, recuperação aos feridos e consolo às famílias dos feridos e assassinados e toda a comunidade judaica", expressaram os bispos.

Confira também: