O tema da Marcha pela Vida (March for Life) 2019 será "Único desde o primeiro dia: Ser pró-vida é ser pró-ciência", assim anunciou sua presidente Jeanne Mancini , em um evento realizado na capital dos Estados Unidos.

A nova edição da Marcha pela Vida nos Estados Unidos a ser realizada em 18 de janeiro de 2019, em Washington D.C., celebrará, como todos os anos, o aniversário do caso Roe v. Wade da Suprema Corte, que declarou em 1973 o direito ao aborto em todo o país.

"O tema foi escolhido porque a ciência é intrinsecamente pró-vida. A ciência continuou reafirmando o fato científico e a verdade de que a vida começa na fecundação / concepção", explicou Mancini no evento realizado no Capitólio Hill, na quinta-feira, 18 de outubro, onde foi apresentado o lema.

"Nosso DNA está presente no momento da fecundação e nenhuma impressão digital no passado, no presente ou no futuro será idêntica. E isso é o que significa ser único desde o primeiro dia", acrescentou.

Mancini assinalou que "a sociedade normalmente ignora ou tenta bloquear estes eventos" e recordou a multidão que, em 2008, o então candidato Barack Obama se recusou a responder quando lhe perguntaram sobre o momento no qual a vida começava. O futuro presidente disse que estava "acima de seu nível de remuneração".

A presidente da Marcha pela Vida explicou que enquanto comentários como estes oferecem "cobertura" a alguém que está a favor dos direitos do aborto, "cientificamente, não é um fato".

"O desenvolvimento do feto é incrível. O coração começa a bater apenas três semanas depois da fecundação e o feto é capaz de mover-se com apenas oito semanas. Na décima terceira semana, o feto tem impressões digitais", explicou.

Mancini disse que a ciência "deve estar sempre a serviço da vida, não ao contrário", para "proteger o bebê desde a fase inicial".

Uma das pessoas convidadas para dar uma palestra na próxima marcha foi a ex-diretora das instalações da Planned Parenthood, Abby Johnson.

Confira também: