O Papa Francisco destituiu o Bispo de Memphis (Estados Unidos), Dom Martin D. Holley, e nomeou como Administrador Apostólico Dom Joseph E. Kurtz, Arcebispo de Louisville.

Em um breve comunicado, a Sala de Imprensa do Vaticano informou em 24 de outubro que o Papa "revogou o governo pastoral da diocese de Memphis (Estados Unidos) a S.E. Dom Martin D. Holley e nomeou Administrador Apostólico ‘sede vacante et ad nutum Sanctae Sedis’ (a disposição da Santa Sé) Dom Kurtz”.     

A destituição de Dom Holley, de 63 anos, ocorreu depois da investigação que o Vaticano ordenou à Diocese de Memphis em junho e cujas conclusões não foram divulgadas.

A visita apostólica ou investigação foi realizada pelo Arcebispo de Atlanta, Dom Wilton D. Gregory, e pelo Arcebispo de St. Paul-Minneapolis, Dom Bernard A. Hebda.

Os prelados investigaram algumas mudanças importantes realizadas por Dom Holley, como a transferência interna de aproximadamente 60 sacerdotes ativos em todo o território da diocese.

Em uma carta escrita aos seus sacerdotes em junho, Dom Holley expressou seu respeito "pela confidencialidade do processo da Nunciatura Apostólica" sobre a investigação e agradeceu “que alguns de vocês tenham sido convidados a participar".

O Prelado foi bispo de Memphis desde 19 de outubro de 2016, depois de ter sido Bispo Auxiliar de Washington durante 12 anos.

Em julho deste ano, foi um dos três bispos do estado de Tennessee que enviou uma carta ao governador pedindo para que impedisse a execução de Billy Irick, que morreu após a aplicação da injeção letal em 9 de agosto.

Os Prelados destacaram o valor de toda a vida humana, inclusive dos culpados de cometer crimes horrendos.

Enquanto serviu em Washington, Dom Holley foi membro da Fundação Internacional Católica a serviço das pessoas surdas, e de vários comitês do Episcopado norte-americano, como o dos Leigos, Matrimônio, Família e Juventude, e o Subcomitê de Assuntos Hispânicos.

Dom Holley nasceu em 31 de dezembro de 1954 em Pensacola, no estado da Flórida. Foi ordenado sacerdote em 8 de maio de 1987.

Foi nomeado Bispo Auxiliar de Washington em 18 de maio de 2004 e recebeu a consagração episcopal em 2 de julho do mesmo ano.

Confira também: