O Arcebispo de Manágua (Nicarágua), Cardeal Leopoldo Brenes, expressou seu apoio ao Bispo Auxiliar Dom Silvio Báez, ante os ataques midiáticos recentes lançados contra ele.

A Arquidiocese de Manágua informou em 23 de outubro que o Cardeal Brenes "conversou e manifestou pessoalmente a sua proximidade, oração e apoio ao seu Bispo Auxiliar, Sua Excelência Dom Silvio José Báez, pelos ataques midiáticos contra ele e contra o ministério episcopal recebidos nas últimas horas".

"O Arcebispo exortou os sacerdotes e os fiéis da Arquidiocese de Manágua a continuar rezando pela Igreja, pedindo a Deus a força para seguir cumprindo a sua missão", concluiu a nota.

Nos últimos dias, vários meios de comunicação a favor do governo de Daniel Ortega acusaram Dom Báez de estar liderando uma conspiração contra o regime.

Em sua conta de Twitter, Laureano Ortega, filho do presidente e assessor de investimentos do governo, chamou o bispo de "assassino golpista".

Na terça-feira, 23 de outubro, membros da comunidade eclesial de base São Paulo Apóstolo de uma igreja em Manágua apresentaram um áudio no qual Dom Báez supostamente conversa com os líderes camponeses para conspirar contra o governo de Ortega.

"Não queremos levá-lo ao paredão e fuzilá-lo, embora tenhamos um grande desejo, não temos que fazer isso, não queremos levá-lo para atirar nele ou fuzila-lo como um criminoso de guerra. (...) Acho que agora todos nós concordamos que Ortega tem que ir embora", escuta-se no áudio. Segundo a pessoa que o apresentou, a voz é do Bispo Auxiliar.

Rafael Valdez, coordenador da comunidade de base São Paulo Apóstolo, disse que o seu grupo enviou ao Vaticano “provas” da conspiração de Dom Báez e solicitou que a Santa Sé tire o bispo da Nicarágua. "O Bispo Báez deve deixar a Nicarágua, para onde nunca deveria ter vindo. Está causando muitos danos ao país, aos paroquianos e à Igreja Católica", assegurou.

Segundo a mídia nicaraguense, Valdez é "um conhecido militante da FSLN (Frente Sandinista de Libertação Nacional), identificado na mídia oficial como representante da Coordenadoria Social. Em 20 de julho de 2010, por exemplo, opinou elogiando o discurso do comandante Ortega na véspera do 31º aniversário da revolução sandinista".

Dom Báez é um dos bispos mais críticos ao governo de Ortega, sempre expressou o seu apoio às iniciativas cívicas que buscam o bem da Nicarágua e não deixou de se manifestar a favor dos direitos humanos no país da América Central.

Segundo Dom Abelardo Mata, Bispo de Estelí e porta-voz da Conferência Episcopal, Dom Silvio Báez se tornou "a voz dos sem voz na Nicarágua".

Dom Silvio Báez agradeceu no dia 24 de outubro, em sua conta do Twitter, a solidariedade do Cardeal Brenes e também “das pessoas que me manifestaram a sua proximidade e orações. A minha consciência não me censura diante de Deus. Com a sua força, continuarei realizando o ministério que a Igreja me confiou na Nicarágua, consciente de que 'a palavra de Deus não está presa'(2 Tim 2,9)”.

Confira também: