O Papa Francisco expressou sua solidariedade ao povo de Trinidad e Tobago depois dos terremotos e das graves inundações que atingiram o país caribenho nos últimos dias.

“Ao tomar conhecimento dos danos e da destruição provocada por um terremoto e inundações em Trinidad e Tobago, o Papa Francisco expressou sua solidariedade a todas as pessoas atingidas por esses desastres naturais”, disse o telegrama enviado pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, em nome do Santo Padre.

O Pontífice, continua o texto, "encoraja as autoridades civis e as equipes de emergência em sua tarefa de resgate, invocando sobre todos as bênçãos divinas de graça e fortaleza".

No domingo, 21 de outubro, ao meio-dia, um terremoto de 5,1 graus atingiu o país. Naquele dia, o primeiro ministro, Keith Rowley, decretou "situação de desastre nacional" em Trinidad e Tobago, afetado também pelas inundações provocadas pelas chuvas que deixaram milhares de vítimas.

Em 22 de outubro, o Arcebispo de Port of Spain, Dom Charles Jason Gordon, enviou uma mensagem aos fiéis, intitulada "Sejamos bons vizinhos", para incentivá-los a ser solidários com as pessoas que "perderam tudo e agora não sabem como vão reconstruir as suas coisas e não conseguem ver como será o seu futuro".

"Hoje, cheguemos, liguemos, procuremos aqueles que estão nos lugares afetados. Se você está na sua casa ou no seu trabalho, conecte-se com os outros. Enquanto enfrentamos este desastre, sejamos bons vizinhos. Uma crise sempre é uma oportunidade para um novo começo", afirmou.

Uma crise, destacou o Arcebispo, "é uma oportunidade para uma reflexão mais profunda, para começar e promover novas direções".

"Fomos criados como nação, como povo, como indivíduos, para a glória do Reino de Deus". "Compartilhemos o que temos, não só o nosso dinheiro, mas o que somos. Procuremos os outros e tenhamos a certeza de que os outros estão bem", encorajou o Prelado.

"Encontremos a maneira de reconstruir este país incrível que é nosso: Trinidad e Tobago", concluiu Dom Gordon.

Confira também: