O Papa Francisco encorajou mais de 60 mil jovens reunidos no Chile a “pôr-se a caminho” de sonhos, desejos, planos e “no caminho do amor”, porque o contrário disso não é próprio da juventude.

O Santo Padre fez este apelo em 20 de outubro em uma mensagem de vídeo enviada a mais de 60 mil jovens que participaram na 28ª peregrinação ao Santuário de Santa Teresa dos Andes, no Chile.

Após caminhar 27 quilômetros e concluir a Santa Missa na esplanada do santuário carmelita, os jovens foram surpreendidos com o vídeo do Pontífice.

"Obrigado pelo testemunho de vocês, saibam que uma juventude que não se põe a caminho, ainda não é jovem; é criança, ou já envelheceu", disse o Papa Francisco.

“É próprio da juventude pôr-se a caminho fazendo alguma coisa: no caminho dos sonhos, dos projetos, das ilusões, do desejo, do amor", acrescentou.

"Vocês caminharam muito e este lugar onde de alguma maneira irradia a santidade, a santidade de uma jovem como vocês (Santa Teresa dos Andes), que se apropriou da santidade de Cristo e por isso se tornou santa".

“Nestes quilômetros que vocês caminharam, deve ter passado muitas coisas na cabeça e no coração de vocês. Não as percam, fiquem com elas para retomá-las mais tarde, em casa, com os amigos, para fazê-las florescer e frutificar”, manifestou o Santo Padre.

Os peregrinos provenientes de diferentes cidades do Chile começaram a viagem pelo vale dos Andes às 6h.

Encorajados pelo lema "A santidade de Cristo é a vocação que devo viver", os jovens chegaram ao santuário onde estão os restos da santa carmelita e participaram da Missa presidida por Pe. Jaime Ortiz de Lazcano, Administrador Apostólico de San Felipe e Vigário Judicial da Arquidiocese de Santiago.

"Mais do que nunca, este é o momento do testemunho e para isso vocês, jovens, são o futuro da Igreja. Estamos dispostos a assumir este desafio e esta missão?", perguntou Pe. Ortiz de Lazcano.

Confira também: