Há aproximadamente dez anos, começou na diocese de Alcalá de Henares, Madrid (Espanha), o Holywins, uma iniciativa que incentiva as crianças a se vestir de seus santos favoritos e recordar suas vidas exemplares através de brincadeiras, testemunhos e canções no dia de Halloween.

Além disso, há alguns anos, a diocese decidiu ampliar a essa iniciativa e também organizou uma série de atividades para adolescentes.

“Não pretendemos ir contra o Halloween, tampouco queremos compartilhar o culto à morte e a exaltação de coisas monstruosas ou feias que traz consigo, pois é próprio dos cristãos celebrar o triunfo da vida e promover a beleza e o bem”, assinalaram os organizadores em uma entrevista concedida ao Grupo ACI durante a preparação do Holywins 2017.

“Por isso, frente às fantasias dos mortos-vivos que enchem as ruas das cidades no dia 31 de outubro, cada vez mais dioceses se somam à celebração de Holywins, para transmitir uma mesma mensagem: a vida é bela e sua meta é o Céu, são muitos os que já chegaram e todos somos chamados a compartilhar sua felicidade, pois todos podemos ser santos”, ressaltaram.

Na convocação do Holywins 2018, a atividade central para crianças e adolescentes é a Missa, celebrada às 19h30 pelo Bispo de Alcalá de Henares, Dom Juan Antonio Reig Pla, na Catedral local. Famílias e outros que desejam participar também estão convidados. Após a Missa, haverá uma vigília de oração.

As atividades com as crianças começarão às 17h e terminarão meia hora antes da Missa. Os organizadores incentivam que as crianças participem vestidas de santos.

As atividades para adolescentes serão realizadas após a Celebração Eucarística. Às 21h horas, acontecerá uma vigília de oração “Watch & Pray”. Além disso, a partir da meia-noite, farão turnos de adoração para jovens que desejarem passar a noite em oração. No dia seguinte, às 7h30, rezarão as Laudes e, às 8h, oferecerão chocolate com churros aos adolescentes.

Confira também: