Durante um inesperado encontro com jornalistas durante suas férias no Vale d'Aosta, O Papa Bento XVI assinalou que não existe o "choque de civilizações", mas que é necessário um diálogo entre as três religiões monoteístas para assegurar a paz no mundo.

Na quarta-feira à tarde, pouco antes de chegar a sua residência após seu primeiro passeio fora da região, o Pontífice pediu ao motorista que parasse o veículo e se entreteve uns dez minutos cumprimentando as pessoas. Também se aproximaram vários jornalistas, que lhe perguntaram pelos atentados do passado 7 de julho em Londres.

O Santo Padre assinalou que após os atentados de Londres "não há um choque de civilizações mas sim pequenos grupos de fanáticos"; mas reconheceu que "o terrorismo é irracional" e para combatê-lo é necessário um diálogo entre as três religiões monoteístas.

Perguntado sobre que atitude se pode ter frente ao terrorismo, o Papa afirmou que é necessário "rezar a Deus para que esta vontade que existe no mundo e que está contra a violência prevaleça e que esta vontade se reforce".

Além disso, para combater o terrorismo também "é importante o diálogo entre as três religiões que têm Abraão como pai", quer dizer, a cristã, a judaica e a muçulmana.

"O diálogo entre as três religiões monoteístas é importante e pode contribuir para a paz", acrescentou.

A esse respeito, Bento XVI considerou que o encontro que tem previsto manter com representantes da comunidade judaica e muçulmana durante sua viagem a Colônia em agosto pode ser "ao menos um aspecto, uma voz de alarme, um convite a abandonar o terrorismo".