O Arcebispo de Santiago lamentou o violento ataque perpetrado por desconhecidos contra a igreja São Vicente de Paulo da Alameda (Chile), no último dia 14 de outubro.

A comunidade estava celebrando a Missa de meio-dia, quando um grupo de encapuzados começou a golpear e lançar pedras na porta principal do templo localizado na avenida principal da capital.

O pároco Alejandro Fabres e alguns paroquianos tentaram acalmar os manifestantes e impedir sua entrada.

Ao Grupo ACI, Pe. Fabres indicou que houve danos na frente da igreja, mas não foram registrados feridos entre os fiéis.

Do mesmo modo, o sacerdote da Congregação da Missa Vicentina disse que, embora o ataque tenha ocorrido em meio à “Marcha pela resistência mapuche”, os agressores foram os “grupos exaltados” que aderem às manifestações para provocar dano.

Após saber do fato, o Arcebispo de Santiago assinalou que, além de “danificar parte do patrimônio histórico da cidade, esses atos atentam contra a dignidade das pessoas e a liberdade de culto de quem chega pacificamente a um lugar que consideram sagrado para o encontro com Deus”.

“Pedimos a quem realizou esses atos – que consideramos não representam o sentimento da imensa maioria da população – que reflitam sobre a necessidade de que exista respeito e tolerância entre todos, para construir uma pátria de irmãos”, expressou a Arquidiocese.

Confira também: