O Arcebispo de Manágua, Cardeal Leopoldo Brenes, pediu ao novo santo Dom Óscar Arnulfo Romero, que interceda a Deus pela Nicarágua.

Ao presidir no domingo uma Missa na Catedral de Manágua em ação de graças pela canonização presidida pelo Papa no Vaticano, o Cardeal pediu a “São Óscar Arnulfo que acompanhe El Salvador e também a nós (Nicarágua), para que interceda diante do bom Deus para que todos possamos ser verdadeiros promotores de uma cultura de paz, de uma cultura de diálogo”.

“Que possamos pôr de lado todo confronto, todo muro que seja ódio que nos separe. Vamos pedir-lhe de todo o coração neste dia em que a Igreja, através do Papa Francisco, declara e define santo Óscar Arnulfo Romero, bispo mártir”, acrescentou.

O Purpurado também explicou que na Missa de ontem usou a mitra que usou no dia da beatificação de Dom Romero, na qual está escrito seu lema episcopal: “Sentir com a Igreja”.

“Dom Romero foi um bispo bom. Foi bom porque tinha Cristo no coração. Todos temos que ser bons por Cristo. Ele nos faz bons, a glória não é nossa”.

Em seguida, o Cardeal disse que, “se tivessem perguntado a São Arnulfo se ele queria ser santo, seguramente teria dito que sim, mas devemos ser santos porque Deus quer que todos sejamos santos como Ele é santo. Mas se tivessem perguntado se queria ser santo para ter sua foto e que todos a venerem, seguramente teria dito que não, porque era um homem simples”.

O Arcebispo de Manágua recordou que o santo “era muito amigo do Cardeal Obando (Miguel Obando Bravo, que foi Arcebispo de Manágua, falecido em junho de 2018). Muitas vezes, eu estando com o Cardeal escutava que conversavam pelo telefone. Conversavam e, no dia do assassinato de Dom Romero, o Cardeal Obando não pensou duas vezes e foi a El Salvador para estar perto de seu amigo e sua Eminência me convidou para acompanhá-lo e fomos celebrar a Eucaristia, para rezar um responso”.

Do mesmo modo, o Cardeal Brenes destacou que o santo “foi uma pessoa que cumpria os mandamentos. Jesus pede a quem diz que quer ser seu discípulo que deixe tudo e carregue a cruz. Quer um abandono e uma entrega total a ele”.

“O Papa Francisco dizia que São Óscar Arnulfo deixou tudo e se encheu de Jesus e do Evangelho e acompanhou seus fiéis anunciando-os isso. Temos que pedir a Deus a sabedoria de reconhecer e ter Cristo no centro de nossa vida”.

O Arcebispo recordou também que em uma homilia pronunciada em 2 de outubro de 1977, São Óscar Romero pediu aos fiéis para rezar o Terço, em um gesto que coincide com o pedido que o Papa Francisco fez para que neste mês se reze esta oração mariana todos os dias.

Dom Romero “dizia para que aqueles que perderam esse costume, retomem-no, voltem a rezar. Os que não sabem, que aprendam. Os que rezam de forma mecânica, rezem com calma, porque o Santo Terço é um belo gesto dos humildes, é um costume de piedade popular de grande valor”, ressaltou o Cardeal Brenes.

“Sigamos toda nossa vida rezando o Terço. Leva 15 ou 20 minutos e podemos oferecê-lo por nossas intenções”, incentivou.

Confira também: