A mexicana Maria Guadalupe “Lupita” Jones, que ganhou o concurso Miss Universo em 1991, expressou seu rechaço pessoal à participação no concurso internacional de homens que mudaram de sexo para parecer mulheres.

Em recentes declarações à imprensa mexicana, Lupita Jones assegurou que não tem “nada em comum com um transgênero” e indicou que “uma mulher, nascida mulher, jamais vai ser igual a um transgênero. Biologicamente não são iguais”.

O transgênero Ángel Mario Ponce, conhecido como “Ángela Ponce” após sua mudança de sexo, ganhou a edição espanhola de Miss Universo, classificando-se para a disputa internacional, o que motivou a polêmica sobre a participação de homens no concurso de beleza feminina.

Lupita Jones, atualmente diretor do Miss Universo no México, disse que, embora tenha “que acatar as regras da organização”, pessoalmente “não estou de acordo, porque não acho que seja uma concorrência que se esteja ocorrendo sob as mesmas condições”.

Jones acrescentou que se está usando o Miss Universo, “uma plataforma que é dedicada a comunicar mensagens que preocupam as mulheres”, para “lançar mensagens que não tem nada a ver conosco”.

Além disso, ela criticou quem tem “esse preconceito de que uma mulher bela não pode ser inteligente”.

“Parece-me discriminatório que se faça esse tipo de comentários”, disse.

Confira também: