O Arcebispo de Morelia, no México, Dom Carlos Garfias, convidou os fiéis a encomendar à Virgem Maria o Sínodo dos Bispos sobre os jovens.

Em coletiva de imprensa em 7 de outubro, Dom Garfias pediu “encomendar à Maria este caminho – Sínodo –, no qual a Igreja se interroga sobre como acompanhar os jovens a acolher o chamado à alegria do amor e à vida em plenitude”.

“Ela, jovem mulher de Nazaré, que em cada etapa de sua existência colhe a Palavra e a conserva, meditando-a em seu coração, e que foi a primeira a percorrer este caminho”, assinalou.

A XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada aos jovens e ao discernimento vocacional, acontece de 3 a 28 de outubro.

O Arcebispo de Morelia expressou também seu desejo de “que cada jovem possa descobrir na vida de Maria o estilo da escuta, a coragem da fé, a profundidade do discernimento e a dedicação do serviço”.

“Que em seus olhos, cada jovem possa redescobrir a beleza da fé e do discernimento, em seu coração possa experimentar a ternura da intimidade e a coração do testemunho e da missão”.

O Prelado mexicano destacou que, através do Sínodo, “a Igreja quer reiterar seu desejo de encontrar, acompanhar e cuidar de todos os jovens, sem exceção”.

“Não podemos nem queremos abandoná-los às solidões e às exclusões que o mundo lhes expõe. Que sua vida seja experiência boa, que não se percam nos caminhos da violência ou da morte, que a desilusão não os aprisione na alienação”, assinalou.

Dom Garfias sublinhou que este acompanhamento aos jovens “exige sair dos próprios esquemas pré-confeccionados, encontrando-os onde estão, adequando-se a seus tempos e a seus ritmos; significa também levá-los a sério em sua dificuldade para decifrar a realidade na qual vivem e para transformar um anúncio recebido em gestos e palavras”.

Confira também: