O polícia da Escócia sustenta que “içar ou mostrar de modo provocativo” a bandeira do Vaticano poderia ser considerado um ato criminoso e, por isso, punível.

A Escócia experimentou uma importante divisão cristã desde a Reforma do século XVI, que levou à formação da Igreja da Escócia, uma comunidade eclesial de tradição calvinista e presbiteriana que representa o maior setor religioso do país.

O sectarismo e os crimes motivados pelo anticatolicismo aumentaram na Escócia nos últimos anos.

“Seria muito preocupante se a bandeira do Vaticano fosse, em alguma circunstância, considerada ofensiva”, disse o porta-voz da Igreja, segundo Scottish Catholic Observer.

Este meio obteve o documento da polícia que mostra símbolos e bandeiras cujo uso “provocativo” poderia ser considerado um delito.

Entre as bandeiras consideradas potencialmente criminosas estão as do Vaticano, Israel, Irlanda, Palestina, Catalunha e País Basco.

“Se forem modificados para que contenham uma referência a uma organização proibida, podem constituir um delito em virtude da Seção 13 da Lei de Terrorismo de 2000. Independentemente do que precede, a posse dessas bandeiras dentro de um campo de futebol pode constituir uma violação dos regulamentos territoriais”.

O superintendente da polícia da Escócia, John McKenzie, disse que “muitas vezes as bandeiras não são o problema, mas a conduta criminosa que as acompanha”.

“Isso poderia incluir, mas não se limita, gestos ou palavras ameaçadoras, ou bandeiras modificadas para mostrar apoio a um grupo terrorista proscrito ou alterações que constituem um crime de ódio”, acrescentou.

Um porta-voz do governo escocês disse que “não é um delito hastear a bandeira do Vaticano ou de qualquer outro país”.

Por sua vez, um porta-voz da Igreja assinalou que a bandeira do Vaticano “foi içada com orgulho na Escócia por ocasião de duas visitas papais sem incômodos ou incidentes e seu uso não deve ser restringido forma alguma”.

Uma pesquisa de abril dirigida a católicos na Escócia mostrou que 20% reportou ter experimentado pessoalmente o abuso e preconceito com sua fé. Um relatório do governo sobre delitos por motivos religiosos em 2016 e 2017 indicou uma concentração de incidentes na cidade de Glasgow.

Confira também: